História dos Computadores

Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores foram construídos inicialmente para fins militares. O interesse pela construção do primeiro computador foi grande. Alemanha e E.U.A disputavam essa acirrada corrida contra o tempo. Durante a Segunda Guerra Mundial iniciaram-se os projectos para a sua construção, principalmente para codificar e descodificar as mensagens trocadas durante a Guerra.Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e descodificação de mensagens e cálculos de artilharia.

Assim, temos como descrição cronológica, e de evolução tecnológica e científica dos computadores os seguintes dados;

 

ÁBACO – Um calculador decimal operado manualmente.

Costuma-se considerar o ábaco como o primeiro computador criado para facilitar o trabalho do homem em processar informações.

 

O ábaco foi inventado no oriente médio há milhares de anos e ainda hoje é muito utilizado no oriente. Por exemplo, ainda hoje no Japão é comum encontrar comerciantes que continuam preferindo fazer contas utilizando ábacos – e as fazem muito mais rápido que uma moderna calculadora electrónica (que por sinal custa hoje muito mais barato que um ábaco)

ÁBACO

 

DEPOIS DO ÁBACO…

1941 – Z3 – Resultado da 2a Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos Alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquíssimas informações.

 

1943 – COLOSSUS – Criado para quebrar códigos alemães ultra-secretos,

O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoeléctrica, comparando a mensagem cifrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Ele processava 25.000 caracteres por segundo.

COLOSSUS

 

1946 – ENIAC – Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja,

“Computador e Integrador Numérico Electrónico”, projectado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital electrónico de grande escala e foi projectado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um génio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos construiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).

O ENIAC tinhas as seguintes características:

* totalmente electrónico

* 17.468 válvulas

* 500.000 conexões de solda

* 30 toneladas de peso

* 180 m² de área construída

* 5,5 m de altura

* 25 m de comprimento

* 2 vezes maior que MARK I

* realizava uma soma em 0,0002 s

* realizava uma multiplicação em 0,005 s com números de 10 dígitos

Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de

válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de

hipóteses a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de super aquecer-se.

O ENIAC foi desactivado em 2 de Outubro de 1955.

 

ENIAC

 

1949 – EDSAC – Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou

“Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Electrónico”, o qual

marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a “Era do Computador”!

Foi o primeiro computador operacional em grande escala

capaz de armazenar seus próprios programas.

Em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO

Já em 1952, a Bell Laboratories inventou o TRANSISTOR que passou a ser um componente básico na construção de computadores.

 

1952 – UNIVAC – No mesmo ano, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC – Universal Automatic Computer, ou seja, “Computador Automático Universal”, o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina electrónica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados.

O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.

 

1954 – IBM 650 – Em 1953, Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, a qual substituía as que usavam válvulas electrónicas. Já em 1954, a IBM concluiu o primeiro computador produzido em série, o 650, que era de tamanho médio e enquanto isso, Gordon Teal, da Texas Instruments, descobre um meio de fabricar transístores de cristais isolados de silício a um custo baixo.

1955 – TRADIC – Conclui-se em 1955, o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories: o TRADIC, o qual possuía 800 transístores, sendo cada um em seu próprio recipiente.

De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do CI – Circuito Integrado.

 

1960 – IBM/360 – cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, ou pastilhas, que ficaram conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transístores já interligados, formando circuitos electrónicos complexos.

Steven Hofstein, descobriu, em 1961, o transístor de efeito de campo, usado nos circuitos integrados MOS.

1965- PDP-8 – No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro mini computador comercial e com preço competitivo.

 

1968- B2500 e B3500 – Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pelaBurroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500. Era o primeiro computador com circuito integrado

1971- Intel 4004 – Em 1971, Ted Hoff, planeja o microprocessador Intel 4004, o qual era um único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits.

 

1974 – ALTAIR – Já em1974, Ed Roberts, do MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) em Albuquerque – Novo México, constrói um microcomputador chamado ALTAIR 8800 (o nome “Altair” se deve a uma estrela, pois consideravam o lançamento da máquina um “evento estelar”), cuja máquina foi construída com base no processador da Intel o 8080, que já era um descendente do processador Intel 8008. O ALTAIR tornou-se o maior sucesso, marcando o início de uma indústria multimilionária, pois Roberts esperava vender uns oitocentos ALTAIR por ano e acabou tendo dificuldades para satisfazer 4.000 pedidos!

MOS Technology 6502 – 1975

* primeiro microprocessador

* 2.250 componentes

* soma 2 números de 4 bits em 11 milionésimos de segundo

1975 – Surge a Microsoft – Logo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou

“Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes”) para o ALTAIR.

Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores.

1977 – APLE e TRS – Surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da

Commodore. Em 1979, é lançado pela Software Arts o “VisiCalc”, o qual foi o

primeiro programa comercial para microcomputadores.

O Apple I foi o primeiro computador portátil a ser vendido. Foi construído por Steven Wozniak e Steve Jobs em uma garagem. Apenas a placa interna era vendida, sendo que o usuário precisava

construir o resto.

Apple I

One Response to História dos Computadores

  1. […] primeiro computador foi grande. Alemanha e E.U.A disputavam essa acirrada corrida contra o tempo.; […] Possibly related posts: (automatically generated)História da InformáticaHistórias dos […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: